Livraria no Catete é um refúgio nas andanças da estilista

Caminhar pelos arredores do bairro onde mora, o Flamengo, em atividade exploratória, é com Isabela Capeto mesmo. Se você também faz o gênero flâneur, não vai ser difícil cruzar com ela na feira da Glória aos domingos, por exemplo. “Acho sensacional, diferente, vende de tudo. Ao lado das barracas, fazem peixe frito na hora e sushi. E, no final, tem a feirinha de chão, a minha preferida, onde se podem encontrar preciosidades entre os objetos dispostos na calçada”, garante.

Foi justamente nas andanças easy rider pelo bairro vizinho que a estilista descobriu a Beta de Aquarius. “Esta livraria e sebo é espetacular. Há publicações de todos os tipos, a preços ótimos, num ambiente bem charmoso – parece que estamos fora do Rio. E com a vantagem de abrir diariamente, das 9h às 21h, inclusive aos domingos, quando fecha às 17h.”

Desde 1999, as grandes estantes em madeira, distribuídas pelos dois pavimentos de pé direito amplo, exibem mais de 20 mil títulos de obras novas e antigas. No conjunto, originado a partir do arquivo pessoal do fundador, Antônio Seabra, predominam os segmentos de artes, literatura, biografias, ciências humanas e sociais e esoterismo. As raridades enchem os olhos dos frequentadores, em particular nos campos de arquitetura, cinema, tapeçaria e histórias em quadrinhos.

Edições esgotadas, fora de catálogo, nacionais e estrangeiras, primeiras edições e livros autografados pelos autores são a especialidade da casa. Já foram vendidos um exemplar de Guimarães Rosa com dedicatória de próprio punho a José Lins do Rêgo, e outro de Silvio Romero a Euclides da Cunha. A singularidade do acervo leva à realização de leilões periódicos, envolvendo as edições mais preciosas. No centro da loja, um saldão propicia a leitura a custos hipercamaradas – dá para garimpar desde HQs clássicas, como as de Charles M. Schulz, a volumes de teoria econômica. As poltronas de couro convidam a sorver algumas páginas ao som de um bom jazz, tocado baixinho.

Após essa incursão no mundo das letras, você pode, quem sabe, avistar Isabela numa das poucas mesinhas da Ferro e Farinha, na tranquila Rua Andrade Pertence, também no Catete. “Servem pizzas assadas no forno a lenha com ingredientes da melhor qualidade, a um super custo-benefício”, assegura. As coberturas são imaginativas, como a el captain (com muça­rela fior di latte e carne marinada em suco de laranja, cominho e guacamole); a lucky star (com cogumelos de paris e ovo caipira); e a picnic apimentado (com ricota, muçarela fior di latte, gorgonzola, grana padano e mel picante). Um rolê cheio de estilo, bem ao gosto de Isabela, para corpo e espírito.

Beta de Aquarius
Rua Buarque de Macedo, 72 – Catete
Tel.: (21) 2556-1213