Quedas do rio Piraquara se destacam no Parque da Pedra Branca

Uma explosão de natureza. Formada por um conjunto de quedas d’água, que desenham três incríveis piscinas naturais abertas a banho, a Cachoeira do Barata constitui o ponto alto do Núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca. O acesso a essa subsede da monumental unidade de conservação da Zona Oeste – uma das maiores florestas urbanas do mundo – se dá pela Rua do Governo.

Além de proporcionar a renovação de energias nas águas límpidas das quedas do rio Piraquara, a área protegida – que conserva uma importante região de Mata Atlântica – dispõe de uma boa infraestrutura de lazer para adultos e crianças, com deck, aparelhos de ginástica, parque infantil e mesinhas destinadas à realização de piqueniques.
Uma pedida é caminhar pelos 350 metros de extensão do Aqueduto do Barata, construído na década de 60 e responsável por parte do abastecimento do Rio de Janeiro. Os mais animados podem, também, praticar rapel nesse trecho que, mesmo bem alto, conta com sinalização de segurança e orientação dos guardas do parque. Ao final do Aqueduto, começa a trilha que leva à Pedra do Osso, de onde se contempla uma vista espetacular da cidade.

Cachoeira do Barata
Rua do Governo, s/nº