Unidade de Conservação reúne trilhas, mirante, exposições e parquinho

Recoberto por vegetações típicas da Mata Atlântica, o Parque Natural Municipal da Prainha é uma unidade de conservação ainda mais privilegiada por localizar-se à beira-mar. Aberto em 2001, numa área de aproximadamente 127 hectares, está circundado pelas cumeeiras dos morros do Caeté e da Boa Vista e a Pedra dos Cabritos.

O local conta com Centro de Visitantes, hall de exposições, parquinho infantil e bicicletário. Os passeios pelas trilhas ecológicas podem ser feitos na companhia de guias especializados. Uma atração especial é o Mirante do Caeté, que proporciona uma visão panorâmica das praias do Recreio e da Barra da Tijuca, além da Pedra do Pontal e da Pedra da Gávea.

Inserido na região da floresta ombrófila densa, ou floresta atlântica, o Parque tem áreas de formações pioneiras marinhas (restingas), entremeada por trechos de vegetação rupestre nos costões rochosos. Vale realçar a ocorrência de 26 espécies de orquídeas ameaçadas de extinção no Rio. A fauna abrange 270 espécies de aves, teiús, micos, pacas, jabutis, gambás, bichos-preguiça, entre outras. Já a flora é enriquecida pela presença de bromélias, figueiras, embaúbas, pitangas, araçás e paus-brasil.

Parque Natural Municipal da Prainha
Avenida Estado da Guanabara, s/nº