Estátua marca a passagem do Rei do Pop pelo morro Dona Marta

Onze de fevereiro de 1996. Nesse dia, a história da comunidade Santa Marta mudou para sempre, quando o Rei do Pop, Michael Jackson, desembarcou no morro para gravar parte do clipe “They don’t care about us”, causando alvoroço na cidade, mas principalmente no local. Em 2010, essa passagem marcante foi celebrada com a inauguração de uma estátua em tamanho natural (1,86m), feita em bronze pelo cartunista Ique e instalada na hoje internacionalmente conhecida Laje do Michael Jackson.

O monumento virou parada obrigatória de cariocas e turistas que desejam conhecer a comunidade, a primeira do Rio a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Além da estátua, o espaço exibe ainda um mosaico do cantor concebido pelo artista plástico Romero Britto.

Para chegar à laje, os visitantes dispõem de três opções: a pé, de táxi (até certo ponto) ou pelo plano inclinado, inaugurado em 2008, que oferece a chance de apreciar aos poucos o visual da cidade que o Santa Marta proporciona. O sistema sobre trilhos, gratuito, tem 5 estações. É preciso saltar na estação 3, fazer baldeação para outra linha e depois descer na estação 4. Todo o trajeto demora aproximadamente sete minutos.

Quem chega ao local se depara com uma vista de tirar o fôlego: um pouco da praia de Copacabana, as cadeias de morros da Zona Sul e ainda o Cristo Redentor, bem próximo. Para matar a fome, bem em frente à laje, há o Bar do Assis, a opção mais recomendada para comer petiscos bebendo uma cerveja gelada. Além da selfie com Michael, é possível levar para casa uma lembrança do passeio na loja de suvenires.

Diversos famosos, como Madonna e Alicia Keys, já conheceram o ponto turístico, assim como atletas que vieram ao Rio para a Olimpíada, em 2016. Para a guia Salete Martins, que trabalha há sete anos na função de mostrar os melhores locais da Santa Marta, a visita de Michael Jackson mudou a história da comunidade. “O mundo nos descobriu por causa da presença dele. A estátua impulsionou o turismo aqui dentro e transformou a vida de muitas pessoas na comunidade”, afirma.

Laje do Michael Jackson
Acesso pela Rua São Clemente
(altura do número 307 – em frente posto Shell) Praça Corumbá – Botafogo