Projeto de vanguarda incentiva a leitura e a construção de saberes

Propiciar ao visitante uma experiência singular, estimulando a curiosidade e a busca do conhecimento. Essa foi a base do projeto de reforma da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, reinaugurada em 2014, agora como Biblioteca Parque Estadual (BPE). As instalações, ocupando cerca de 15 mil metros quadrados, foram completamente modernizadas, sob a inspiração de modelos de vanguarda de congêneres internacionais.

A acessibilidade para pessoas com deficiência é total. Inúmeras atividades socioculturais, como cursos, palestras, oficinas, laboratórios e clubes de leitura, são realizadas por intermédio de programas inovadores, que contemplam todas as faixas etárias. Entre os mais de 200 mil títulos, merece grifo a Guanabarina, coleção de 30 mil volumes sobre a história do Rio de Janeiro, expostos numa sala exclusiva.

Há, também, a Biblioteca Infantil, um núcleo lúdico com 13 mil livros e jogos didáticos, além de um estande oferecendo publicações dos mais variados gêneros a preços camaradíssimos. A BPE é composta ainda pelo Café Literário, Auditório Darcy Ribeiro, Teatro Alcione Araújo, estúdio de gravação, seção de quadrinhos, sala de exposições e os espaços Multimídia, Mundo, Atualidades, Leitores Especiais e Ócio, com cadeiras confortáveis e vista para o pátio central.

 

Biblioteca Parque Estadual
Avenida Presidente Vargas, 1.261