Mix de padaria, bistrô e deli encanta os paladares mais exigentes

Quem não daria um doce para saber onde gostam de comer os badalados chefs quando não estão em seus próprios restaurantes? Ainda mais se o nível de exigência vem de uma dinastia de exímios cozinheiros, iniciada pelo bisavô na França e consolidada no Brasil pelo pai, Claude Troisgros. Com essas notáveis credenciais, Thomas Troisgros, antes de seguir para o comando do Olympe ou do T.T. Burguer, faz a primeira refeição do dia frequentemente no Empório Jardim.

“Vou muito à matriz do Jardim Botânico, a primeira das três unidades da rede, presente também em Ipanema e na Gávea, dentro do Instituto Moreira Salles (IMS). Como a casa funciona com opções de café da manhã múltipla escolha, tenho a liberdade para montar o pedido de acordo com minha vontade no dia. Mas costumo comer tapioca, ovos mexidos ou marroquinos, com molho de tomate e especiarias, acompanhados de capuccino e suco verde. Gosto muito do pão de queijo de gruyére deles também. Para quem não conhece, a dica é tentar ir de segunda a sexta, já que as mesas no final de semana são mais concorridas. A filial do IMS também é outro endereço bacana para quem quer ampliar o programa para além da gastronomia”, sugere Thomas.

Inaugurado em 2014, o misto de padaria, bistrô e deli do Jardim Botânico, com sua varanda convidativa numa ruazinha sem saída, também representa o xodó das proprietárias Branca, Iona e Paula. As amigas capricharam no sonho de abrir um espaço contemporâneo, que servisse café da manhã o dia inteiro e onde o cliente pudesse montar o seu próprio combo. Lá, você nunca vai ouvir dos jardineiros (como são chamados os garçons) que “infelizmente não dá para trocar o mamão por nenhuma outra coisa”. E tudo é produzido na casa. Desde os 20 tipos de pães aos cookies, passando pelo iogurte, requeijão, geleias e a inusitada manteiga de figo.

Ao chegar, o cliente já se depara com um doce problema: marcar o que deseja saborear em uma lista de mais de 90 itens. Entre eles, banana da terra assada com pasta de amendoim e canela, ovo beneditino (no brioche com molho hollandaise e peito de peru ou salmão defumado), tapioca de nutella, croissant de brie com geleia de damasco, croque monsieur, café gelado com espuma de leite e macadâmia, mate com maracujá, chá de flor de hibiscus e maçã e smoothie de frutas vermelhas.

No almoço e jantar, salada de grão de bico, tâmaras, queijo feta crocante e rúcula; quiche de escarola; omelete de aspargos frescos com azeite de trufa; filé de peixe, purê de batata doce com pesto de salsa, legumes salteados e granola salgada; e picadinho de filé ao molho de vinho. Para a criançada, tirinhas de mignon, arroz, feijão e batata frita. De sobremesa, não faça por menos. Vá de Trio Degustação: torta de chocolate belga com praliné de avelã, torta Ópera (chocolate com café) e torta Jardim das Delícias (limão siciliano, chocolate amargo e ao leite e merengue). O holandês Hieronymus Bosch ficaria extasiado nesse éden.

Empório Jardim
Rua Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico
Tel.: (21) 2535-9862