Hospitalidade ibérica é celebrada aos pés do Cristo Redentor

A Casa de Espanha é a casa de todos os espanhóis, nativos ou de coração, no Rio de Janeiro. Sob este lema, ela tem mantido viva a identidade pátria no Brasil desde 1983, quando foi inaugurada na nobre presença do Rei Juan Carlos I e da Rainha Sofia. Desde então, quase todos os primeiros ministros de Estado, governadores, escritores e artistas da nação ibérica passaram pela bela edificação, com vista deslumbrante para o Cristo Redentor.

Várias atividades ajudam a fomentar a tradição hospitaleira hispânica em solo carioca, como eventos culturais, sociais, desportivos e corporativos. A exemplo da escola de dança flamenca, pioneira no ensino do estilo no Rio. As aulas para crianças e adultos já formaram grandes bailarinos e músicos.

Um grupo deles se apresenta duas vezes por mês na taberna “O Emigrante”, dentro da Casa. Lá, imperam as típicas paellas e caldeiradas de frutos do mar.

Já o Núcleo Artístico Cultural Garcia Lorca, que homenageia o escritor mais popular da língua espanhola no século passado, é dedicado à dramaturgia. Além de cursos de artes cênicas em diversos segmentos (interpretação, roteiro, cenário, figurino, iluminação etc.), o espaço organiza uma programação regular de peças. Às aulas de castelhano, soma-se também o aprendizado do clássico toque dos gaiteiros – símbolo da principal manifestação artística da Galícia.

 

Casa de Espanha
Rua Maria Eugênia, 300