Siga à Rua Cosme Velho e saiba tudo sobre o badminton e petecas que voam até a 400 km por hora

Que esporte é praticado com raquetes, em uma quadra dividida por uma rede, na modalidade individual ou em duplas? Se você só pensou em tênis como resposta, precisa conhecer o Badminton! Ele não é tão difundido por terras brasileiras, mas cresce a cada dia o número de praticantes. Apesar das semelhanças com o tênis tradicional, tem regras mais simples e que impõem agilidade. As partidas duram, em média, metade do tempo e, ainda assim, os jogadores correm duas vezes mais e golpeiam a peteca, que pode atingir até 400 km por hora! – bem acima dos 263 km, no recorde masculino em tênis de quadra.

Considerado o esporte de raquetes mais rápido do mundo, o badminton ingressou nos Jogos Olímpicos na edição de Barcelona, em 1992. Aqui, o primeiro torneio estadual aconteceria seis anos depois, na Associação Nikkei do Rio de Janeiro, no Cosme Velho. A entidade, de onde saem muitos medalhistas em campeonatos regionais, oferece aulas em diversos níveis, para todas as idades. Trata-se de um jogo que exige força, resistência e flexibilidade. Pode ser praticado com dosagem de impacto compatível ao nível de desenvolvimento de cada um, propiciando disputas entre faixas etárias distintas, sem que se perca o prazer da recreação.

A tática básica consiste em obrigar o adversário a ir a todos os cantos da quadra o mais rápido possível, de forma a cometer um erro. Para isso, o jogador utiliza vários tipos de batimentos na peteca – ou volante –, em diferentes trajetórias, conforme a posição de seu oponente. Uma curiosidade é que o projétil pode influir na velocidade em razão das condições locais. A depender de fatores como temperatura e umidade do ar, ela poderá voar de forma mais rápida ou lenta. Para minimizar essas alterações, ajusta-se a angulação das penas para dentro, quando se deseja ganhar aceleração, ou para fora, diminuindo a potência. A partida é disputada em melhor de três games de 21 pontos.

Não é possível cravar com certeza a data de criação do Badminton. Há dois mil anos, na Grécia, já eram praticados jogos muito parecidos. Mas só em Badminton, na Inglaterra do final do século XIX, a modalidade deu os passos iniciais, praticada por oficiais britânicos. As primeiras partidas foram realizadas em 1873, no Badminton House, palácio pertencente ao Ducado de Beaufort, com raquetes de tênis e improvisados volantes de penas.

Badminton
Rua Cosme Velho, 1.166 – Cosme Velho
Tel.: (21) 2556-9010