Monumento Natural a 5 km das areias de Ipanema

O passeio ao arquipélago formado pelas Ilhas Cagarras, Palma, do Meio e Comprida, a 5 quilômetros ao sul da Praia de Ipanema, permite contemplar as belas paisagens do Rio pela perspectiva do mar. Por constituírem Monumento Natural desde 2010, em razão de lei federal, o desembarque é proibido — e os barcos só podem se aproximar do paraíso ecológico até o limite de 500 metros.

Ali, gaivotas, fragatas e atobás sobrevoam as águas cristalinas, habitat de tartarugas, lulas, golfinhos e uma infinidade de peixes. A região é ideal para mergulhos, observação das aves nativas e pesca esportiva, em que as espécies são devolvidas ao mar. A guia Rose Ribeiro Sarmento, sócia da agência Passeios Abissais, que organiza excursões às Cagarras, comenta que ainda se explora pouco essa modalidade de turismo de vivência no Rio. “A ideia é que o visitante se envolva com o meio ambiente. Já filmei várias vezes golfinhos de dois metros fazendo piruetas”, recorda.

O programa começa na Marina da Glória, onde está a maioria das operadoras, ou no Iate Clube, na Urca. As empresas oferecem vários tipos de excursão, com direito a guia turístico e serviço de bordo. Podese alugar uma escuna, que transporta
um número maior de pessoas, ou um saveiro. Em ambos os casos, o tempo de viagem gira ao redor de uma hora e meia. Já uma lancha tipo voadeira faz o mesmo trajeto em menos de 30 minutos.

Há ainda a opção de ir de traineira, indicada para a pesca. No percurso mais longo, é possível observar as praias cariocas, as montanhas e as fortalezas de São João e de Lajes (onde ficaram os presos políticos da década de 1970).

Ilhas Cagarras
Excursões agendadas pela agência Passeios Abissais.Tel: (21) 99181-4748