Escola transforma vidas através da arte em Botafogo

O Lyceu Escola de Dança nasceu do sonho da bailarina clássica Márcia Simone de Almeida de transformar vidas por meio da arte. Tudo o que ela imaginou começou a se concretizar a partir de 1998, quando o belo espaço em Botafogo, com seis salas, piso flutuante, camarim e lounge foi inaugurado. Com o passar do tempo, as modalidades oferecidas e cursos livres se expandiram. Hoje, além de street dance, sapateado e jazz, incluem acrobacias aéreas e prática circense, que entrou na programação a pedido do público. E as novidades não param: a mais recente são as aulas para mamães e bebês de 1 a 3 anos, que estimulam o vínculo afetivo e o desenvolvimento dos pequenos.

Em quase duas décadas, o Lyceu não só moldou talentos para a carreira artística como criou o Projeto Vida, que abre as portas do casarão de 650 metros quadrados para crianças de comunidades. Márcia conta que um dos objetivos é retribuir a ajuda que recebeu para se formar em bailarina. “Os custos são altos, e minha mãe não tinha recursos para bancá-los”.

As histórias de vida modificadas pela iniciativa social são muitas, a exemplo do adolescente Davi Silva, de 16 anos. Ele ainda menino saiu do Morro Dona Marta, onde morava, e por conta própria pediu que fosse acolhido no projeto. Os pais eram viciados em drogas e não lhe davam assistência nenhuma. Davi pôde então estudar no Lyceu e, em 2015, garantiu uma vaga
para a companhia American Ballet Theatre, no Youth America Grand Prix (YAGP), evento que reúne bailarinos de várias partes do mundo entre nove e 19 anos, nos EUA. “Ele foi muito bem recebido e está muito feliz. Quem ganha mais com essa vitória
somos nós”, comemora Márcia.

As atividades hoje atendem a todos os públicos, seja para quem quer se profissionalizar ou busca simplesmente os benefícios e o prazer que a prática artística proporciona. Há cursos para as diversas faixas etárias, desde crianças a partir dos três anos, no baby class, até a terceira idade.

Lyceu Escola de Dança
De segunda a sexta, das 7h30 às 21h
Sábado, das 7h às 12h
Rua das Palmeiras, 19 – Botafogo
Tel: (21) 2527-5381