Praça no alto de Botafogo amplifica vista da Baía de Guanabara

Localizado no alto do morro por onde passa o Túnel do Pasmado, o Parque Yitzhak Rabin é um recanto de tranquilidade, bem diferente da movimentação que caracteriza o bairro de Botafogo. Pouco explorado por turistas e até mesmo cariocas, sua principal atração é o Mirante do Pasmado. De lá, contempla-se a vista panorâmica da Baía de Guanabara, além do Morro da Urca, Pão de Açúcar e Corcovado.

A paisagem é emoldurada por vegetação, mas nada que atrapalhe o visual de tirar o fôlego dos cartões postais do Rio. Uma simpática pracinha, com bancos sob as árvores, convidam a apreciar calmamente toda a beleza do parque, incluindo os pássaros de diversas espécies e miquinhos que circulam pelas redondezas.

O nome do espaço homenageia o líder político Yitzhak Rabin, ex-primeiro ministro de Israel, cujo busto se destaca na paisagem do parque. O local de instalação se deveu à sua proximidade da Associação Religiosa Israelita. O local fica aberto 24 horas por dia e conta com a estrutura de alguns quiosques. O acesso se dá por uma ladeira na Rua General Severiano, em Botafogo, podendo ser feito a pé ou de carro – há vagas para estacionamento.