Curiosidades em vidro integram Circuito de Negócios Tradicionais

cente da antiga Rua do Vidro, no Centro, a Vidromar Embalagens é um verdadeiro achado para quem busca recipientes dos mais diversos estilos. Inaugurada em 1980, a loja nasceu na Vila dos Garrafeiros, na Rua do Senado, que concentrava um comércio especializado em artigos de vidro. Em 2007, mudou-se para outro número na mesma rua e, hoje, comercializa itens que não são mais fabricados, adquiridos dos concorrentes que já fecharam as portas.

Gerenciada por José Dionízio Filho, herdeiro do fundador, a loja abriga raridades como baleiros enormes, frascos em formato de peixe e caveira, potes canelados em alto relevo e garrafas antigas de leite, com mais de 50 anos, em vidro da melhor qualidade. Por resistir firme ao longo das décadas, foi reconhecida, em 2016, como patrimônio cultural carioca e incluída no Circuito de Negócios Tradicionais da cidade, um guia lançado por uma parceria entre Prefeitura e o Sebrae-RJ.

Um dos destaques está na linha de produtos para laboratórios, com balões volumétricos, tubos de ensaio e frascos Erlenmeyer em diferentes tamanhos. Os artigos são fornecidos para empresas de análise laboratorial, universidades e até para o Inmetro. “Ultimamente, também têm sido procurados por bares e restaurantes, pela nova tendência de decoração que está surgindo para esse segmento”, afirma Dionízio Filho.

Os potes, garrafas e baleiros em vidro transparente e colorido também fazem sucesso para a decoração de festas, casas e sets de filmagem. Não à toa, o maior cliente da loja é a TV Globo. Outros clientes cativos são empresas do ramo de bebidas. Cervejarias artesanais podem encontrar garrafas em formatos e cores variados para personalizar seus produtos. Já aos amantes de uma boa caninha, não faltam opções de pingômetros em vidro grosso. As redomas de vidro e os pequenos potes de geleia completam o portfólio, sendo adquiridos tanto para consumo próprio dos clientes quanto por empreendedores que começam a surgir no segmento alimentício.

Vidromar Embalagens
Segunda a sexta, das 8h às 18h
Sábado, das 8h às 13h
Rua do Senado, 166 – Centro
Tel: (21) 2508-6100