Crianças aprendem técnicas náuticas em barco-escola na Marina da Glória

Pequenos aspirantes a marujo podem aprender as primeiras lições na Escolinha de Vela. As águas da Marina da Glória são o palco das aulas, indicadas para crianças a partir dos sete anos, em uma embarcação especialmente projetada para estimular o ingresso delas no mundo náutico. De origem americana, o Optimist é prático, de fácil manejo e internacionalmente conhecido como excelente barco-escola.

Além dos nomes de todas as partes do equipamento, a meninada aprende também a montá-lo e desmontá-lo corretamente. Procedimentos sobre como virar e desvirar a embarcação, marear a vela, fazer as manobras de cambada e jaibe, velejar em todas as direções possíveis relativas ao vento e executar cinco nós característicos – nó direito, nó de oito, lais de guia, volta do fiel e nó de escota – também integram as lições.

A prática da atividade ainda traz benefícios complementares à formação, reforçando valores importantes no lado educacional – ao incentivar disciplina, responsabilidade, espírito de equipe e respeito à preservação do meio ambiente – e desenvolvendo a coordenação motora geral e específica dos grupamentos musculares.

Quem se animar e quiser aprofundar o aprendizado tem a opção de frequentar as aulas do nível avançado, que capacita as crianças para velejadas mais longas e regatas. Assim, elas aprenderão a escorar o barco para melhorar o equilíbrio e o desempenho do equipamento, bem como a regulagem correta da vela através das birutas e a técnica de navegação em ventos fortes. Todos a bordo!

Escolinha de Vela
CL Vela – Avenida Infante Dom Henrique, s/no,
loja 17B – Marina da Glória.
Tel.: (21) 2556-1720