Café no Menezes Cortes serve do pretinho básico a cervejas de marca própria

Quem vê o espaço que o Curto Café ocupa hoje no Terminal Menezes Côrtes nem imagina que no início, em 2012, ele ficava até meio escondidinho de quem frequenta o local. De um pequeno quiosque, o negócio cresceu, a ponto de ampliar suas instalações pelo segundo andar e estender sua especialidade original a uma gama de produtos de marca própria, como café, cerveja, chope, pães, sanduíches e pizzas.

O diferencial que sempre marcou a casa, entretanto, não mudou desde então: o cliente paga o quanto acha que vale o expresso ou cappuccino – feitos a partir de grãos selecionados –, porque os preços não são definidos. No começo, havia um quadro em que se listavam todos os gastos de manutenção, o custo de produção das bebidas e o valor que faltava para fechar o mês. Gabriel Magalhães, um dos donos do negócio, conta que a ideia do quadro teve de ser deixada de lado com o aumento da clientela, porém garante que o freguês continua pagando o preço que achar justo.

Os outros produtos apresentam preço tabelado, mas também se trata de uma sugestão, já que o controle do pagamento, em máquinas de cartão espalhadas pelas mesas, é efetuado pelos próprios frequentadores. O crescimento do negócio mostra que essa forma de gestão deu muito certo. “Temos a sensibilidade de observar no dia a dia o que é preciso alterar para melhorar cada vez mais a casa”, diz Gabriel.

É difícil ir ao Curto Café e não encontrar o espaço cheio, mas os atendentes dão conta da demanda com simpatia e rapidez. Além da bebida que dá nome à loja, as opções comestíveis variam conforme o horário. Pela manhã, queijos e pães artesanais são o destaque. Na faixa do almoço, predominam empanadas e fatias de pizza. Já na happy hour, as pizzas inteiras (como as de pepperoni e mortadela com pistache) e os sanduíches incrementados (destaque para o de cogumelos) acompanham cervejas e chopes de fabricação própria. Doces delícias como trufas, brownies e cookies completam a experiência gastronômica.

Curto Café
Segunda a sexta, das 8h às 20h
Avenida Erasmo Braga 278, sobreloja do Edifício Garagem Menezes Côrtes – Centro
Tel.: (21) 98176-2582