Biblioteca funciona na bucólica Casa de Rui Barbosa

Fundada em 2 de abril de 1979, Dia Internacional do Livro, a Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti (BIMM), uma homenagem à educadora e escritora de livros infantis homônima, utiliza o belo ambiente da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, para criar uma atmosfera harmoniosa entre literatura e natureza.

A sala onde está instalada — anteriormente ocupada pelos empregados da família do grande jurista e diplomata brasileiro, que morou no casarão por quase 30 anos — abre diretamente para o jardim do museu. Com quase 6 mil m2, uma das poucas áreas verdes do bairro abertas à visitação pública, o jardim se torna um convite irresistível para as crianças que brincam no local terem um contato lúdico com os livros.

Os alunos, em busca de informações para seus trabalhos escolares, também marcam presença na biblioteca. Eles são orientados pelos funcionários sobre a escolha do material mais adequado, no amplo acervo de cerca de 11 mil títulos: 80% de literatura infanto-juvenil (como “Poesia na varanda”, de Sônia Junqueira; “Lino”, de André Neves; e “O coelhinho solitário”, de Brenda Apsley), 10% de informativos (recortes de jornais e revistas para consultas bibliográficas) e 10% de obras de referência.

Autor do livro “A História de Maria Mazzetti” e funcionário aposentado da Fundação Casa de Rui Barbosa, Domingos Gonzalez Cruz escreveu em 1988: “A BIMM é formada pelo convívio diário das crianças e dos adolescentes, descobrindo livros, obras de referência, periódicos e participando das atividades de animação cultural. Nesse encontro, desenvolve-se o trajeto afetivo, lúdico, cognitivo e existencial do leitor e do ser em formação”. E nós, em total apoio ao conceito do projeto, parafraseamos
o poeta Castro Alves: “Ó, bendito o que semeia livros, livros à mancheia, e manda o povo pensar”!

Biblioteca Infanto-Juvenil Maria Mazzetti
Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h
e das 14 às 17h
Fundação Casa de Rui Barbosa:
Rua São Clemente, 134 – Botafogo
Tel: (21) 3289-4600