Valongo expõe seus tesouros em meio à redescoberta da região portuária

Com a reforma da região portuária, cariocas e turistas redescobriram relíquias históricas do Centro e, hoje, incluem em suas programações a visita ao casario colonial e às rodas de Samba da Pedra do Sal. Foi aguçada, também, a curiosidade em torno do Observatório do Valongo, erguido em 1881, no Morro de Santo Antônio, e transferido, na década de 1920, à Chácara do Valongo, no Morro da Conceição, local que era usado para engorda de escravos.

A instituição funciona hoje como campus do curso de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e abre suas portas ao público para mostrar sua preciosa coleção, como a Luneta Pazos, o mais antigo telescópio em funcionamento no Brasil. O equipamento foi construído em 1876, na Officina de Óptica e Instrumentos Scientíficos, na Rua do Hospício, atual Rua
Buenos Aires.

Os visitantes poderão conhecer também o principal instrumento do Observatório, o Equatorial Cooke & Sons, de 1910, que, com 5,5 metros de comprimento, é o terceiro maior telescópio refrator do país e tem a função de tirar fotografias astronômicas. Outro destaque está no supertelescópio alemão Coudê, instalado em 1974 e ainda utilizado pelos alunos.

Observatório do Valongo Ladeira Pedro Antônio, 43 – Centro – Tel: (21) 2263-0685Para explicar os avanços da Astronomia, a instituição montou duas exposições com objetos do século XIX e do início do século XX. Entre as atrações, estereoscópios, cronômetros, altímetros e barógrafos. Há também um teodolito T4, de origem suíça, usado para determinar coordenadas celestes e que envolve uma curiosidade: foi adquirido da Alemanha, em 1969, por meio de um padrão incomum — trocado por sacas de café.

Na área externa, o público tem acesso ao mirante que dá vista para o Cristo Redentor e o Pico da Tijuca, Nos jardins, recebe explicações sobre o funcionamento do relógio do Sol. Após uma volta pela biblioteca, é possível assistir à palestra de divulgação científica ministrada por um astrônomo. Todas as quartas-feiras, há visitação noturna para observação do céu, das 18h30 às 21h30 — na vigência do horário de verão, a partir de 19h30. O programa é agendado separadamente da visita guiada.

Observatório do Valongo
Ladeira Pedro Antônio, 43 – Centro
Tel: (21) 2263-0685