Passeio em escuna reencena momentos históricos na Baía de Guanabara

Andar de barco e ainda conhecer melhor a história da cidade de forma lúdica. Essa é a proposta do grupo Corsário Carioca, que organiza uma viagem no tempo, à época das grandes navegações dos séculos XV e XVI. Para dar mais realismo à aventura, aparecem até personagens ilustres, como Vasco da Gama, Estácio de Sá, Nicolas Durand de Villegagnon, José de Anchieta, Arariboia e os corsários franceses Jean François Du Clerc e René Duguay Trouin.

A encenação teatral acontece na Baía de Guanabara, em uma escuna com capacidade para 120 pessoas e temática que remete a corsários e piratas. A jornada leva duas horas e meia, conduzindo as crianças e seus acompanhantes por um passeio a partir da Marina da Glória até Niterói, passando por Flamengo, Botafogo, Urca, Forte de São João e Fortaleza de Santa Cruz, todos, pontos de interesse para as narrativas representadas a bordo.

Atores, historiadores, professores, escritores, cartógrafos, oceanógrafos, biólogos e guarda-vidas revivem cenas e batalhas do passado, numa dinâmica que mescla divertimento, cultura, cidadania e inclusão. A ideia surgiu durante as comemorações dos 450 anos do Rio, em 2015, quando Marcelo Senra, diretor do projeto, propôs à administração do Forte de São João encenar o desembarque de Estácio de Sá na Baía de Guanabara. O sucesso foi tanto que acabou virando um programa permanente de resgate da história carioca.

Para completar o ciclo de conhecimento, há também três oficinas a bordo: “O mundo encantado das especiarias”, em que se explanam os motivos pelos quais os navegadores cruzavam os mares; “Cartografia e marinhada”, exibindo ferramentas de navegação como bússola e astrolábio; e “Baía de Guanabara, o santuário ecológico”, sobre a biodiversidade das águas que estão sendo navegadas.

Os passeios ocorrem a cada 15 dias, com vagas disputadíssimas! Então, vale ficar ligado na página do Facebook para não perder a viagem. Se as condições climáticas estiverem favoráveis, ainda rola uma pausa para mergulho em Jurujuba, Niterói.

Corsário Carioca
Avenida Infante Dom Henrique, s/no – Marina da Glória
Tel.: (21) 99377-1856