Charutaria centenária se remodelou para enfrentar os novos tempos

Nem só de tabaco vive a Charutaria Syria, reduto de tranquilidade em plena confusão de lojas e pessoas na Saara. Preservada pela Apac Corredor Cultural, a casa centenária atrai hoje um público mais amplo. Isso porque os novos tempos e as leis antifumo estimularam a introdução de serviços gastronômicos como forma de manter o negócio de portas abertas.

Agora, do fundo da loja, saem cafés, preparados com grãos moídos na hora, e chocolate cremoso, acompanhados por brownies, tortas de maçã, banana e nozes, doces variados, entre outros sabores irresistíveis. Os biscoitinhos delicados, os pastéis de Belém e os chocolates importados também são tentadores — a pedida certa para um lanche da tarde.

Os que preferirem algo mais consistente podem escolher entre as massas — como a Sorrentino, recheada com shitake, ricota e ervas —, escoltadas por um bom vinho, também vendido em garrafas, dispondo de excelentes rótulos nacionais e estrangeiros.

Já aqueles de olho na balança, têm a alternativa de montar um prato com uma salada incrementada e quiche — a de brie com damasco é a especialidade da casa. O local abriga ainda, claro, o que há de melhor em charutos e cigarrilhas.

Próximo à estação de metrô Presidente Vargas, o sobrado conserva boa parte da arquitetura original, como os móveis, o piso hidráulico e o pé-direito de 5,5 metros. Em 2004, durante uma reforma, foi descoberto um painel publicitário da marca de fósforo Fiat Lux, pintado em 1932, que, ao lado dos móveis de madeira de lei, armários altos, claraboia, parede e piso de ladrilho hidráulico do projeto original, dão uma atmosfera aconchegante ao café.

Trata-se de uma verdadeira e saborosa viagem no tempo. Afinal, o libanês Ali Haje, fundador do estabelecimento, veio sozinho ao Brasil em 1912, no porão de um navio. Para sobreviver, começou vendendo caixinhas de fósforos, até conseguir fundar a charutaria. Depois de trazer o resto da família ao Rio, a boa qualidade dos produtos oferecidos foi o diferencial para o sucesso do negócio, hoje nas mãos da terceira geração dos Haje.

Charutaria Syria
De segunda à sexta, das 9h30 às 18h. Sábado até às 14h
Rua Senhor dos Passos, 180 – Centro
Tel: (21) 2224-9550