De bichinhos a fantasias, tudo para a confecção de peças de pelúcia

Há um endereço onde você pode encontrar astracan, plumante e marabu para montar seu próprio bichinho de brinquedo. Confuso? Tudo bem, nem todo mundo sabe que astracan é o outro nome da pelúcia; plumante, o enchimento utilizado para dar forma ao objeto; e marabu, um rabo feito do mesmo material. Além do tecido aveludado, sedoso e brilhante, são vendidos
no Império das Pelúcias olhos e fuças para a customização.

E, se depender do estoque da casa, não existirá limite para a sua habilidade em confeccionar um sem-fim de peças, pois lá reinam fitas de cetim, feltros, novelos de lã, bordado inglês, fantoches, perucas e muitos outros acessórios para artesanato em geral. Há cinco décadas na Saara, no Centro do Rio, a loja ficou conhecida durante muito tempo como “Palácio das Dorminhocas”, por conta de uma boneca que foi febre nos anos 70 e 80. Era vendido no local um kit com cabeça de vinil, pé e mão para montar a Dorminhoca, além de astracan e enchimento.

Mas desde os primórdios, o carro-chefe sempre foram as pelúcias. A maior parte dos frequentadores compra os materiais com o propósito de confeccionar peças e revendê-las. Para quem quer economizar, o melhor dia é a segunda-feira, quando há descontos em vários itens. Os períodos mais agitados são Natal – o estabelecimento trabalha com roupas de Papai Noel feitas sob medida – e Carnaval, em que os responsáveis pelas escolas de samba vão em busca de materiais para as alas das fantasias.

Império das Pelúcias
Segunda a sexta, das 9h às 18h;
sábado, das 9h às 13h
Rua da Conceição, 19 – Centro
Tel.: (21) 2221-0291