Tudo para pipas no Mercadão de Madureira

Domingo de sol, céu azul e muito vento. Eis o cenário perfeito para os amantes das pipas, uma diversão que atravessa gerações e segue viva no Rio de Janeiro. Inaugurada há 20 anos, a Aluap Pipas é um dos locais preferidos pelos praticantes da cidade quando saem em busca de materiais para fabricar o brinquedo.

Destinada, inicialmente, ao ramo de festas, a loja, percebendo que a tradição continuava firme e forte entre os cariocas, mudou o curso da brisa, que passou a soprar na direção de linhas e rabiolas. Pois quem passa pelos movimentados corredores do Mercadão de Madureira logo repara nas centenas de pipas penduradas no teto e nas paredes do estabelecimento, em pleno coração da Zona Norte.

Lá se encontra um sem-número de opções de peças, que vêm acompanhando as mudanças ao longo dos anos. As varetas, por exemplo, são feitas crescentemente de fibra, por proporcionar maior leveza e segurança na armação que o bambu. Já a latinha de metal velha de guerra deu lugar à carretilha de plástico, em vários tamanhos. Os conhecedores da arte sabem que qualquer aperfeiçoamento de material aumenta o prazer de empinar seus papagaios coloridos, alçando-os a alturas superiores às dos companheiros ao lado — afinal, convenhamos, essa é a graça.

Na era do celular em tempo integral nas mãos da garotada, a velha guarda das famílias cariocas cumpre a nobre missão de levar o hobby até os mais novos. Durante os grandes festivais de pipas, que acontecem nos fins de semana no Rio e em outras cidades fluminenses, reunindo até 500 pessoas, a brincadeira segue passada de geração em geração. Sejam pilotadas por crianças ou adultos, de preferência por todos juntos, existe espetáculo mais bonitinho que um céu azul tomado por sedas coloridas voadoras?

Aluap Pipas
Segunda a sexta, das 7h às 18h
Sábado, das 7h às 16h
Mercadão de Madureira – Avenida Ministro Edgard Romero, 239 – Galeria H – Loja 215 – Madureira
Tel: (21) 3355-9088.