Primeira fábrica de chocolate e café do Brasil em versão polo cultural

Todo primeiro sábado de cada mês, o Circuito Interno da Fábrica Bhering recebe cerca de duas mil pessoas para viver uma experiência que conjuga arte e gastronomia. Depois de duas décadas desativada, a primeira fábrica de chocolate e café moído do Brasil, fundada em 1880, se transformou em um dos mais efervescentes polos cariocas de cultura e economia criativa da cidade. Tombado pela Prefeitura em 2012, o prédio de 10 mil m2 atualmente abriga 50 ateliês e 21 empresas.

Os três primeiros andares reúnem lojas de decoração, arquitetura, design, moda, artesanato e livrarias. É possível encontrar artigos como máscaras carnavalescas de papel machê assinadas pelo artista plástico René Amaral, roupas agêneros com estamparia artesanal confeccionadas pela Zsolt, sapatos, bolsas e acessórios em design surpreendente da Comparsaria.

Quem busca peças originais para decoração pode visitar a Trapiche Carioca, que ocupa 1.200 m2 com verdadeiras relíquias, a exemplo de engradados antigos da Coca-Cola, taxímetros, escotilhas, baleiros, telefones e balanças do início do século XX. Os mais descolados também acham itens incríveis na Mu.Be Store, que comercializa mobiliário vintage e objetos de arte contemporânea garimpados em viagens. A gastronomia não fica de fora do circuito. Além de cafés irreverentes, como o Gabo, inspirado no escritor colombiano Gabriel García Márquez, está presente a Plezi Gourmet, com uma linha artesanal de manteigas temperadas, azeite defumado, gersal e especiarias.

Já o quarto e quinto andares e o terraço da fábrica abrigam galerias e ateliês de pintura, escultura, fotografia, desenho e videoarte. O local também abre as portas para exposições temporárias de decoração, artes plásticas, produções audiovisuais e moda. Uma das mostras de destaque é a Semana Design Rio, que reúne trabalhos de designers, arquitetos e decoradores, com palestras, workshops e oficinas para adultos e crianças.

Circuito Interno da Fábrica Bhering
Primeiro sábado de cada mês, das 12h às 20h
Rua Orestes, 28 – Santo Cristo
Tel: (21) 2213-0014