Hamsters e porquinhos-da-índia ganham mimos em clínica para animais exóticos

Com mais de 20 anos de experiência, o Dr. André Sena Maia fundou a primeira clínica para diagnóstico e tratamento de animais silvestres e exóticos no Rio e que se tornou referência em todo o país. Na Zoomedical, profissionais especializados oferecem consultas para manter em dia a saúde de pets muito populares entre os cariocas — caso dos roedores domésticos.

O trabalho especializado do veterinário, com uma carteira de dez mil clientes, rendeu-lhe projeção nacional, como figura constante em programas de TV. Ele é procurado por donos de hamsters e porquinhos- da-índia, em busca de orientação para a dieta dos bichinhos, tratamento de patologias, exames, combate ao desgaste de unhas, entre outros serviços.

Uma preocupação comum a quem tem roedores em casa diz respeito à tendência à obesidade de algumas espécies. De acordo com Dr. André, um dos esclarecimentos que costuma dar aos clientes é sobre o tipo de alimentação necessária para manter a saúde dos bichos. No caso dos hamsters, que vivem, em média, de um ano e meio a dois anos, ele indica rações específicas, que não podem ser confundidas com mistura de grãos, como girassol e amendoim.

“Além da ração, eles devem comer também legumes, a exemplo de cenoura e beterraba. Para não ficarem obesos, orientamos que façam exercícios”, esclarece. O especialista recomenda as famosas rodinhas, que devem ser totalmente fechadas para o animal não se machucar. “Isso evita lesões, um dos problemas recorrentes que tratamos nos roedores”.

Já os porquinhos-da-índia devem seguir uma dieta diária à base de vitamina C, não produzida pelo organismo da espécie. A ausência ou queda do componente pode levar ao crescimento anormal de pelos e unhas, além de causar dores musculares. Sua ração também é específica, pois precisam de alimentos ricos em ferro, como couve e brócolis. Obedecendo às orientações
do Dr. André, podem chegar a viver até oito anos. Além dos roedores, a clínica também trata de aves, répteis e mamíferos, a exemplo de papagaios, calopsitas, canários, cobras, jiboias, tartarugas e jabutis.

Zoomedical
Segunda a sexta, de 10h às 17h
Sábado, das 9h às 14h
Avenida das Américas 5.777, loja 129
Shopping Park Palace
Tel: (21) 3649-6016