Passeio de barco na Barra desvenda bioma semelhante ao do Pantanal

Que tal conhecer a Barra da Tijuca por um ângulo diferente? O Pantanal Carioca – conjunto de sete ilhas em uma região de manguezal – é capaz de fazer qualquer um esquecer o estresse da cidade. Fauna e flora semelhantes ao bioma mato-grossense podem ser apreciadas em um passeio de barco que dura de 40 minutos a uma hora pela Lagoa da Tijuca, parte integrante do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. O embarque é feito na Ilha dos Pescadores ou ao lado do Shopping Barra Point.

O trajeto conquista pela navegação tranquila, que permite observar os barquinhos, as casas coloridas e os animais que lá habitam. Capivaras, mergulhões e garças são facilmente avistados no percurso. O ponto alto, porém, é quando aparecem os jacarés-de-papo-amarelo – na lista de extinção do Ibama. Para completar, a Pedra da Gávea, imponente no horizonte, dá as boas-vindas aos visitantes.

O passeio encanta as crianças, que se divertem admirando os animais em seu habitat natural, e os adultos, que podem completar o roteiro com uma paradinha em um dos restaurantes e bares das ilhas. A da Gigoia e a Primeira são as maiores da região, abrangendo igualmente as de São Jorge, Fantasia, Ipê, Garças e da Pesquisa. Uma das referências, localizada na Ilha Primeira, é o Bar do Cícero, especializado em frutos do mar e famoso por seus deliciosos pastéis.

E se você quer uma experiência ainda mais completa, há um percurso com duração de três horas, de 24 km, pelo Canal de Marapendi, Lagoa de Marapendi e Parque Natural Municipal de Marapendi, além, claro, da Lagoa da Tijuca e suas ilhas. Todo o Complexo Lagunar da Barra é atendido pelo trimarã, embarcação com três cascos, que sai três vezes ao dia da doca da Praça Professor Souza Araújo, no Jardim Oceânico.

Pantanal Carioca – Barra da Tijuca
Embarque: Ilha dos Pescadores ou
ao lado do Shopping Barra Point
Barra Water Shuttle (BWS)
Tel: (21) 3942-0209 e 99925-2547