Nossos atletas de hóquei colecionam os maiores títulos do Brasil

Você sabia que o Rio de Janeiro é a Federação com mais títulos nacionais (dez!) em Hóquei sobre grama, na categoria de clubes masculinos? O mais antigo em atividade no País é o Sociedade Germânia, fundado em meados da década de 70 e detentor de sete campeonatos brasileiros. Na sequência cronológica, vêm os outros três, que também se destacam pelas belas campanhas: Rio Hockey Club (2004), que venceu a série B em 2013 e disputou a final em 2016; Carioca Hóquei Clube (2008), com três títulos nacionais; e o mais novo da turma, o Deodoro Hóquei Clube (2013), que vem apresentando bom desempenho na categoria de base.

Apesar de tantas conquistas e de sua longevidade histórica, o esporte está longe de ser popular por aqui. Existem registros de que no Egito, por volta de 200 a.C., já se disputava um modelo semelhante ao moderno, desenvolvido na Inglaterra. A partida se desenrola em quatro tempos de 15 minutos cada, em que os dois times (ambos com 11 jogadores) buscam marcar o máximo possível de gols, conduzindo a bola pelo lado plano do taco. O ponto só vale quando a bola é arremessada por um atacante dentro da área de chute, um semicírculo próximo à rede.

“A habilidade individual está presente, mas a serviço do jogo coletivo”, explica Carlos Diaz, presidente da Federação do Hóquei sobre Grama e Indoor do Rio de Janeiro (FHERJ). Para quem está com aquela curiosidade, ele informa que grande parte dos torneios sobre grama da entidade rola ao lado da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. “Temos treinos no Colégio Pedro II de Realengo, no Centro Educacional Elpidio da Silva, em Padre Miguel, na Vila Olímpica de Nilópolis e na Sociedade Germânia da Gávea. Já para 2018, estamos programando mais parcerias, com vistas à abertura de novos polos”, antecipa.

Hóquei sobre grama
Escola de Educação Física da UFRJ
Av. Carlos Chagas Filho, 540 – Cidade Universitária Tel: (21) 3938-6849
Carioca Hóquei Clube
Estrada São Pedro de Alcântara, 2.020
Magalhães Bastos. Tel: (21) 98617-0773
Sociedade Germânia
Rua Antenor Rangel, 210 – Gávea
Tel: (21) 2274-2598