Mirante descortina vista de praias, Lagoa, Morro Dois Irmãos e Corcovado

Do alto, o Rio se mostra em seu sinuoso esplendor. Montanhas, mar, lagoa. Não, desta vez, você não subiu o Pão de Açúcar em o Corcovado. Está no Mirante da Paz, um sistema composto por duas torres com elevadores panorâmicos, escadarias e grandes passarelas que fazem a ligação de Ipanema e a estação de metrô Siqueira Campos com as comunidades de Cantagalo,
Pavão e Pavãozinho.

A obra valorizou a cultura carioca: a Bossa Nova, por exemplo, foi homenageada por meio de um amplo painel na entrada do metrô, com texto de Ruy Castro. À medida que os visitantes sobem seus 64 metros, apresentam-se famosos cartões-postais cariocas, numa vista de 360°: Praias de Ipanema e Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos, Ilhas Cagarras, um pedaço do Arpoador e de Copacabana e Corcovado.

Para chegar ao Mirante da Paz é bem fácil, sobretudo para quem vem de metrô. Basta seguir até a Estação Siqueira Campos, a última da linha 1, e descer pela saída do Complexo Rubem Braga, que vai dar diretamente no elevador panorâmico de acesso.
Um agente controla as subidas e descidas, das 5h até meia- noite, e monitores auxiliam os turistas, diariamente, de 9h às 18h. Se a fome bater, ainda há ali pertinho, na entrada da comunidade, o bar da Bica, conhecido por seus pastéis de carne e queijo.

Mirante da Paz
Acesso: esquina das ruas Barão da Torre e
Teixeira de Melo, em Ipanema