Jacaré-de-papo-amarelo é símbolo de reserva de 1,5 milhão de m² no Recreio

No Parque Municipal Ecológico de Marapendi – inaugurado em 1978, numa área de 1,5 milhão de m2, que se estendem pela faixa litorânea entre as Avenidas Sernambetiba e das Américas –, manguezal e restinga convivem em perfeita harmonia. Enquanto no mangue as plantas crescem em meio à água doce ou salgada, a restinga compõe-se por faixas de areia e
terra que podem ser cobertas pela maré cheia.

Além da riqueza de sua flora e ecossistemas nativos, o parque conta com uma fauna diversificada, que pode ser apreciada de perto pelos frequentadores. Afora o jacaré-de-papo-amarelo, símbolo do local, bichos-preguiça, garças, tucanos-de-bico-preto e jacupembas (aves de porte médio e plumagem escura) também batem ponto na área. Para observar os animais, o fim de tarde é um excelente horário, mas não se esqueça de passar o repelente!

A partir da sede, o visitante pode caminhar por duas trilhas leves, bem sinalizadas e com árvores centenárias altas – como jacarandás e pinheiros-do-paraná –, o que garante uma providencial sombrinha nos dias de muito calor: a Jacumba, com 400 m de extensão, e a Borboleta, com 950 m. Também se pode fazer um piquenique, levar as crianças para brincar no playground e conhecer o Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, que reúne informações sobre a fauna e a flora da região e mantém uma extensa programação cultural com exposições, oficinas de artesanato e exibições de filmes. Há, ainda, um pequeno caminho que dá acesso à Lagoa de Marapendi. A vista é espetacular – cenário ideal para o grand finale de um agradável passeio em família.

Parque Municipal Ecológico de Marapendi
Terça a domingo, das 8h às 17h
Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, entre 3.600 e 4.252 – Recreio dos Bandeirantes
Tel.: 2497-7088