Casarão em Botafogo já recebeu a visita do Rolling Stone Keith Richards

O Buko completou 21 anos em 2018. Esse é o apelido dado carinhosamente pelos frequentadores ao Bar Bukowski, reduto de quem gosta de beber ao embalo do velho e bom rock’n’roll. A casa, que se autointitula a mais antiga do estilo musical na cidade, completou a maioridade firme e forte, atraindo multidões, que fazem fila na porta todas as sextas, sábados e vésperas de feriados.

Pudera! Keith Richards, lenda do Rolling Stones, e Marky Ramone, baterista da banda Ramones, já deram o ar da graça por lá. As duas pistas de dança, a área ao ar livre e o espaço para shows ao vivo guardam histórias insólitas, como o dia em que um irlandês voador quase estragou a diversão do público. O turista simplesmente escalou uma árvore do casarão e saltou para o vazio, destruindo o toldo do bar! Mas os arbustos do local também geram notícias alvissareiras: se você for atingido por uma manga caindo do pé, ganha uma caipirinha da dita cuja ou de outra fruta à sua escolha.

Todas as vertentes do rock podem ser ouvidas no bar. Porém, a trilha sonora não inclui outros ritmos. Diz a lenda que a direção já devolveu o dinheiro de uma aniversariante e de seus 50 convidados após ela insistir que o DJ tocasse funk. Esses e outros causos renderam até livro. Publicado em 2014, “Bar Bukowski: Histórias que não deveriam ser contadas” reúne crônicas sobre tudo de inusitado que já aconteceu no espaço. Dica esperta: professor da rede pública ou privada não paga ingresso até meia-noite – e a primeira cerveja ainda é por conta da casa!

Bar Bukowski
Sextas (das 18h30 às 6h); sábado e vésperas
de feriados (das 21h às 6h)
Rua Álvaro Ramos, 270 – Botafogo
Tel.: (21) 2244-7303