Sapataria sob medida é a preferida do mundo do samba

A vitrine da loja Gomes Calçados, em Cascadura, está repleta de confecções originais e charmosas, que podem ser feitas sob encomenda e ajustadas às necessidades e ao gosto de cada consumidor. O sapateiro Antônio Gomes, que aprendera o ofício em Portugal, seu país de origem, fazia consertos e já fabricava modelos exclusivos na década de 1960. Com o passar do tempo, o negócio se expandiu, para atender escolas de samba e produções (inclusive as de época) de cinema, teatro, dança e televisão.

Dentro da cena artística, o carnaval representa um capítulo à parte. Mestres-salas, porta-bandeiras, passistas e ritmistas desfilam na Marquês de Sapucaí com pisantes vistosos, resistentes e confortáveis executados pela sapataria preferida do mundo do samba. Para eles, o cuidado dispensado em cada detalhe da produção é fundamental para o sucesso da agremiação na avenida. Em uma disputa acirrada como se vê todos os anos na passarela, um modelo que não esteja de acordo com o enredo, ou que deixe o sambista na mão, pode fazer a escola perder décimos preciosos na apuração.

Entre os fregueses do Seu Gomes estava o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, que, durante sua gestão, costumava usar diversos exemplares para saudar a entrada das agremiações que iriam desfilar no Sambódromo — cada par com as cores correspondentes a uma delas. Antônio Gomes Filho, à frente do estabelecimento junto com outros colaboradores desde a morte do pai, em 1971, destaca que os maiores incentivos que recebe são os elogios ao trabalho da equipe e o bom relacionamento que mantém com os clientes. “Figurinistas, artistas, sambistas, todos, enfim, que nos procuram sabem valorizar nossos artigos. Por isso, vale a pena seguir em frente, apesar das dificuldades para se manter uma produção artesanal”. O povo carioca agradece.

Gomes Calçados
Av. Dom Hélder Câmara, 10.506 – Cascadura
Tel: (21) 3273-0618