Um oásis científico em pleno Bairro Imperial de São Cristóvão

Sem ideias de como aproveitar o fim de semana de forma diferente? O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) é uma ótima pedida! O projeto “Sábado no Mast”, completamente gratuito, traz opções bacanas, como Visita Orientada, Observação do Sol, Cozinhando com a Ciência, Planetário Básico Portátil e Programa de Observação do Céu.

Com a palavra, a diretora da instituição, a física Anelise Pacheco: “Situado em um ‘oásis’ no meio do Bairro Imperial de São Cristóvão, o campus do Mast oferece atividades para toda a família. E tem como um dos seus carros-chefes a observação do céu através de lunetas centenárias, utilizadas no século passado pelos astrônomos do Observatório Nacional.” O museu integra um conjunto paisagístico e arquitetônico composto por 12 prédios, construídos na década de 1920, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em um dos programas, Cozinhando com a Ciência, as crianças aprendem sobre processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem durante a preparação de bolos, doces e outras receitas culinárias. Além disso, conhecem as propriedades de variados ingredientes e as transformações que sofrem durante o preparo dos alimentos. A proposta é abordar o assunto de forma lúdica e colocar a mão na massa para compreender melhor os conceitos científicos presentes no cotidiano.

Já em Planetário Digital, os visitantes têm a oportunidade de apreciar os movimentos celestes em uma cúpula inflável, chamada de domo, em que se projetam imagens do céu noturno visto da Terra. Na Observação do Sol, é possível olhar para o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Uma das atividades mais antigas do Mast é o Programa de Observação do Céu. Por meio de lunetas especiais, os curiosos contemplam detalhadamente o firmamento, descobrindo aglomerados estelares, planetas e outros objetos celestes.

O museu abriga ainda exposições temporárias e uma mostra permanente, exibindo instrumentos científicos – em sua maioria peças originais do século XIX, que pertenceram ao Imperial Observatório, depois denominado Observatório Nacional. Também estão expostas réplicas de equipamentos dos séculos XVI e XVII, documentos, mapas, fotografias e vídeos de diferentes períodos. A biblioteca é aberta ao público e tem a sua disposição salas de consulta com espaços multimídias e mais de 27 mil títulos de divulgação científica, astronomia, educação, museologia, preservação e patrimônio de ciência e tecnologia.

Museu de Astronomia e Ciências Afins
De terça a sexta, das 9h às 17h;
sábado, domingo e feriados, das 14h às 20h
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão
Tel.: (21) 3514-5299