Piscina natural próxima à praia de Grumari é pura sedução

Não só o nordeste brasileiro ostenta piscinas naturais incríveis. O carioca também tem a oportunidade de desfrutar de águas cristalinas bem no seu quintal. Um ótimo exemplo está na Praia do Secreto, recanto escondido entre a Praia da Macumba e a Prainha, com cerca de 12 metros de extensão por cinco de largura. Esse paraíso em miniatura se encontra protegido por uma grande rocha e uma série de pedregulhos circundantes.

Pouquíssimo conhecido, o local vem conquistando, devagar, devagarinho, mais admiradores, graças a sua irradiação de tranquilidade e paz, já que o único barulho audível é o das ondas e o das conversas dos frequentadores. O nome da praia remete ao mistério que cerca sua localização, que não a deixa ser avistada da Avenida Estado da Guanabara, conexão entre o Recreio dos Bandeirantes e Grumari.

Para chegar à piscina natural, o caminho mais fácil, quando o mar não está de ressaca, se dá a partir da Praia da Macumba, de onde é possível alcançá-la pelas rochas laterais. Outra alternativa é estacionar o carro ou a bicicleta no Mirante do Roncador, no trajeto para a Prainha, e ir a pé por cinco minutos em uma estreita calçada à beira da avenida. Uma placa de “Perigo – risco de morte” avisa que o aventureiro chegou à entrada de uma pequena trilha, de dificuldade leve, que dá acesso à praia.

A plaqueta não traz o alerta à toa. Ao fim do percurso, há uma descida bem íngreme, oferecendo risco real de acidente. “É importante tomar cuidado nessa parte, visto que é fácil deslizar no paredão de pedras. Para quem não conhece o caminho, recomendo ir ao lado de um guia”, explica Alan Lopes, bombeiro do grupamento do Recreio dos Bandeirantes. E atenção à maré: quando está alta, a piscina some; se muito baixa, o paraíso se torna apenas uma faixa de areia.

Praia do Secreto
Entre a Praia da Macumba e a Prainha