Raul Pompeia criou o romance “O Ateneu” inspirado no colégio onde estudou

Do internato elitista, imortalizado nas páginas de “O Ateneu”, à escola de ensino fundamental sem fins lucrativos. Essa é a história resumida do belo casarão Instituto João Alves Affonso, em Laranjeiras, escondido aos olhos de muitos passantes distraídos. O palacete, fundado em 1829, alojou o Colégio Abílio, onde estudou Raul Pompeia, que se inspirou no local para escrever o romance sobre o amadurecimento de um jovem.

Com a mudança do colégio para Botafogo em 1886, o imóvel passou às mãos da Sociedade Amante da Instrução, que se sustentava por meio de contribuições de beneméritos, passando a funcionar como abrigo de meninas órfãs. Hoje, sedia o Instituto ISAI (Imperial Sociedade Amante da Instrução), voltado ao atendimento de crianças carentes, mantendo no alto da fachada o nome do comendador João Alves Affonso – que fora dono da Companhia de Seguros Previdente e patrono de ações de proteção à infância desvalida.

Em dois pavimentos, com mais de 30 cômodos e um porão habitável, a imponente edificação está localizada no centro de um terreno de 15 mil m2, tendo à frente um vistoso jardim. O conceito arquitetônico, caracterizado pelo desenho contínuo dos vão e da cornija – moldura que faz o arremate da parte superior da estrutura –, o aproxima do estilo neoclássico do fim do século 19.

O casarão foi tombado pelo Iphan em 1972 e hoje oferece ensino em tempo integral a quase 200 crianças, de cinco a 11 anos, de comunidades de Laranjeiras, Santa Teresa, Estácio, Rio Comprido e Catumbi. As atividades filantrópicas se mantêm por intermédio de contribuições de pessoas físicas e jurídicas e dos aluguéis dos 50 imóveis que a Sociedade Amante da Instrução recebeu em doação, ainda sob a regência de Dom Pedro II.

Após quase dois séculos ajudando a quem mais precisa, a escola continua honrando a missão de seus fundadores. Agora, o objetivo é conseguir recursos para aumentar a capacidade das instalações, de modo a atender o maior número possível de crianças.

Instituto João Alves Affonso
Rua Ipiranga, 70 – Laranjeiras
Tel.: (21) 2556-2919