Feira valoriza a agricultura familiar

Situada na charmosa Praça Cacilda Becker, a Feira Orgânica da Urca presenteia os moradores da região com produtos livres de agrotóxicos, produzidos em conformidade às normas de preservação ambiental. Lá, produtores do interior do estado vendem verduras, legumes e frutas colhidos de suas plantações, totalmente in natura e fresquinhas, direto para o consumidor.

Com um formato pocket e ambientalmente responsável, a iniciativa tem como proposta resgatar a agricultura familiar e valorizar o pequeno produtor, além de incentivar práticas sustentáveis e o consumo consciente. Por dispensar a figura do atravessador, a feira reduz o custo dos alimentos, permitindo que uma variedade expressiva seja comercializada a um preço mais acessível, com benefícios tanto para quem os adquire, quanto para os expositores, que podem, assim, reter a integralidade do lucro obtido.

Além dos alimentos orgânicos certificados, são expostos produtos semiprocessados, como sucos, chocolate, geleias, mel e grãos, vendidos por microempreendedores, devidamente formalizados. Eles também complementam a oferta de legumes e frutas que não são plantados no estado ou têm cultivo sazonal. A pegada sustentável, porém, não se restringe aos produtos. Ao fim de cada edição, todo o resíduo gerado é recolhido pelos próprios produtores, que devolvem as calçadas limpas e livres aos moradores da região.

Inicialmente localizada na Praça da Medalha Milagrosa e realizada às quintas, a feira se transferiu para o Quadrado da Urca, onde fica a Praça Cacilda Becker, aos sábados, no intuito de se integrar ao movimento turístico e ao tradicional clima familiar do bairro. Ela faz parte, ainda, do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, presente em outros sete bairros da cidade: Flamengo, Laranjeiras, Grajaú, Botafogo, Leme, Gávea e Tijuca. A iniciativa é mantida pela ONG Essência Vital, que desenvolve ações ambientais, e apoiada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), da Prefeitura do Rio.

Feira Orgânica da Urca
Sábados, das 7h às 13h
Praça Cacilda Becker (Quadrado da Urca) –
Rua Urbano Santos