O Rio a seus pés com apenas vinte minutos de caminhada

Uma trilha leve, recomendada para todas as idades, descortina uma vista panorâmica incrível para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Morro Dois Irmãos e Morro do Corcovado. O caminho para o Mirante do Sacopã fica dentro do Parque da Catacumba, às margens da Lagoa. Em apenas 20 minutos de caminhada, num percurso de 330 metros, chega-se ao ponto de observação.

O caminho é ladeado por espécies nativas da Mata Atlântica. Ao entrar no parque, há duas opções: seguir para a direita em direção ao parquinho ou à esquerda, onde ficam a sede, o bicicletário e a subida que leva ao mirante. Ir de bike, aliás, é uma ótima escolha: dá para complementar a revigorante programação com um belo passeio pela ciclovia da Lagoa.

A trilha tem boa sinalização e segurança garantida pela Guarda Municipal. Na base, o parque conta com estrutura de banheiros, uma pequena lanchonete e espaços para piquenique. Muitas famílias costumam procurar o local pela tranquilidade em se chegar ao mirante e, também, pelas outras atividades disponíveis, como rapel, arvorismo e tirolesa.