Parque funcionou como zoológico e inspirou a criação do jogo do bicho

Pouca gente sabe, mas foi no local onde está situado o Parque Recanto do Trovador que nasceu o famoso “jogo do bicho”, atividade hoje considerada ilícita, embora tenha se disseminado pelas ruas do Rio no século passado. Ali funcionava o Jardim Zoológico de Vila Isabel, bancado pelo regime imperial. Com a Proclamação da República, em 1889, a direção do Zoo idealizou um jogo que gerasse recursos para mantê-lo em funcionamento. Os animais eram representados por números e cada ingresso ao parque dava direito a um bilhete para concorrer a prêmios.

Mesmo se tornando popular, o jogo não reverteu dinheiro suficiente para a operação do Zoológico, que fechou os portões definitivamente em 1940. O espaço permaneceu abandonado durante até que, em 1958, foi reaberto como Parque Viveiro de Vila Isabel, convertendo-se no Recanto do Trovador, em 1967.

O passado sobrevive ainda hoje na preservação da primeira parte do gradil original do Campo de Santana e no portão executado nas renomadas Fundições Val d’Osne, na França. A área verde é uma espécie de quintal do vizinho Morro dos Macacos e serve de opção para que moradores do entorno pratiquem exercícios físicos e usufruam de momentos de lazer. Os visitantes podem desfrutar de uma área de 35 mil metros quadrados com playgrounds, dois campos de futebol em grama sintética, rampa de skate, pistas de corrida e de patinação e piscina.

Dentro dos limites do parque, foi construída a Vila Olímpica Artur da Távola, com capacidade para atender 2.500 pessoas em modalidades como natação, hidroginástica, balé, dança do ventre, judô, caratê, futebol, basquete e atletismo. Além das áreas de lazer, a remodelação do Parque Recanto do Trovador incluiu a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI), com equipamentos públicos para a realização de atividades físicas.

Parque Recanto do Trovador
Todos os dias, das 7h às 18h
Rua Visconde de Santa Isabel, 274 – Vila Isabel
Tel.: (21) 2278-5701