Espaço restaurado movimenta o bairro da Saúde com atrações culturais

Uma das primeiras escolas de teatro do Brasil, a Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, fundada em 1879 no bairro da Saúde, tem uma extensa lista de serviços prestados à cidade. Nos seus salões, por exemplo, seria planejada a criação do Clube de Regatas Vasco da Gama, durante reuniões de desportistas portugueses, nos idos de 1898. Era então ponto de bailes e reuniões sociais. Já na década de 1960, foi palco dos primeiros ensaios do movimento da Jovem Guarda, recebendo nomes como Roberto Carlos, Wanderléa e Golden Boys.

Após duas décadas de abandono, em que correu até risco de desabamento, o prédio de dois pavimentos passou por ampla reforma em 2014. Agora, além de sede do bloco carnavalesco Prata Preta (que desfila pelo bairro durante o carnaval), oferece galeria de arte, cinema gratuito; oficinas de música, interpretação e DJ; programação musical de jazz, chorinho e roda de samba; e curso grátis de pré-vestibular ministrado pelos próprios moradores do bairro, com professores voluntários.

Regina Magalhães, 58, moradora do bairro, que participou da reinauguração do espaço há três anos, conta: “Levei minha neta a uma peça de teatro lá e me vieram várias lembranças — meu pai frequentou muito o Talma, e eu ia às sessões de discoteca.

Agora posso compartilhar com ela um pouco dessa história também. É impossível não se emocionar”. Regina garante que, quando se aposentar, vai ocupar seus dias nas oficinas culturais do Talma — o mais antigo teatro amador ainda em atividade do Rio e que homenageia o dramaturgo francês François Joseph Talma, um dos melhores amigos de Napoleão Bonaparte. “Além de as aulas serem gratuitas, ainda pode rolar um sambinha no final do dia”, brinca ela.

Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma
Rua do Propósito, 20 – Saúde