Passeio no bondinho moderno atravessa antigos e novos cenários

Projetado para solucionar problemas de mobilidade urbana no Centro do Rio, o Veículo Leve sobre Trilhos, mais conhecido como VLT, reduziu o fluxo de carros e ônibus na região, resgatando a tranquilidade e a harmonia que não se viam desde o século XIX, quando ainda circulavam os bondes. Silencioso, esse moderno meio de transporte leva seus passageiros a uma viagem onde passado e presente compartilham as mesmas paisagens.

Filho do megaprojeto Porto Maravilha, que reurbanizou o entorno da Praça Mauá para os Jogos Olímpicos de 2016, o VLT conta com duas linhas. A Linha 1 (Azul) vai do Aeroporto Santos Dumont à estação Praia Formosa (perto da Rodoviária Novo Rio). No percurso, que dura cerca de meia hora, o passageiro avistará o Museu do Amanhã e o AquaRio, o mega aquário público no bairro da Saúde. Um dos destaques do trajeto está na curva suave que o trem faz à esquerda, a caminho da Parada dos Museus. Nesse momento, há um aumento da sensação de amplitude que a região ganhou após as obras de reurbanização.

Para deixar a experiência ainda mais interessante, o cenário é composto pela Baía de Guanabara, com o Museu do Amanhã ao fundo e, à esquerda, o Museu de Arte do Rio (MAR). Ao todo, a Linha 1 contém 19 paradas e se estende por cerca de 6 km.

Já a Linha 2 circula da Praça XV à Praia Formosa, com paradas em Santo Cristo, Gamboa e Central. Numa extensão consideravelmente menor que a Linha 1, ela, em cerca de 2 km, liga o trem às barcas. O percurso cruza áreas tradicionais da cidade e reúne um polo cultural, comercial e gastronômico ao longo do centro histórico. Muitos dos mais de 500 achados arqueológicos das obras do VLT foram descobertos nessa área. O calçamento em pé-de-moleque, datado do século XVIII, teve um trecho de 15 m2 com 343 pedras preservadas entre os trilhos do bonde na altura do número 13 da Rua da Constituição, por exemplo.

Após o passeio no moderno bonde, recomenda-se um pulinho no Arco do Teles, para desfrutar de um dos muitos restaurantes e bares da região. A área foi revitalizada há cerca de dez anos, recuperando a beleza e o carisma do Rio Antigo.

Passeio de VLT
Todos os dias, das 06h às 00h
Linha 1: do Aeroporto Santos Dumont à
Praia Formosa, perto da Rodoviária Novo Rio
Linha 2: da Praça XV à Praia Formosa
Tel da concessionária: 0800-000-0858