Igrejinha criada pelos padres carmelitas resiste há mais de três séculos em Guaratiba

Conhecida como Paróquia Salvador do Mundo, ela já foi Igreja Matriz de Guaratiba e guarda o nome oficial de Igreja Matriz de São Salvador do Mundo. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igrejinha, fundada pelos padres carmelitas em 1755, é uma das mais antigas da cidade.

Como o nome indica, a congregação tem como padroeiro Jesus Cristo, o salvador do mundo. Sua principal meta é realizar a aproximação da comunidade da região de Guaratiba, que busca o bem espiritual, com o culto a Jesus Eucarístico. O local recebe seminaristas de outros estados (os Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento), que chegam a passar um ano hospedados em alojamentos pertencentes à igreja.

A Paróquia Salvador do Mundo também desenvolve trabalhos sociais, com o objetivo de unir as famílias e incentivar os jovens, músicos, equipes de pastorais e a comunidade em geral a fazer parte da igreja e amar a Jesus. Além da edificação principal, o espaço conta ainda com as capelas de São Mateus, São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima e São José.

Paróquia São Salvador do Mundo
Estrada da Matriz, 6.496 – Guaratiba
Tel.: (21) 4109-0769