Grupo organiza encontros mensais para exibição de carros clássicos

Os amantes de automóveis antigos têm destino certo no primeiro domingo de cada mês: o encontro do grupo Carioca Volks. O evento, em ambiente familiar e clima de nostalgia, reúne donos de veículos clássicos – cerca de 80 exemplares por vez. Mas não é preciso ser o feliz proprietário de um possante de décadas passadas para participar. Um dos fundadores do grupo, Igor Leão, explica que todos são bem-vindos. “Recebemos de braços abertos qualquer interessado no assunto. Quem vem com um carro mais novo ganha até estacionamento, claro que mais afastado dos veículos em exibição, as estrelas do evento.”

Os encontros começaram em 2015, na loja Walmart de Del Castilho, e hoje acontecem em locais variados. Além das reuniões mensais, ocorre uma de periodicidade anual em setembro, mês de aniversário do Carioca Volks – em 2018, o evento contou com cerca de 400 carros. Os fundadores originais se conheceram em eventos similares e resolveram criar o próprio grupo. A união ganhou força por uma paixão em comum: o Fusca. Para entrar no “clube”, é necessário ter um carro aircooled (com motor arrefecido a ar), como o nome já indica, da marca Volkswagen, a exemplo do Fusca, Kombi, Brasília e Variant.

Apesar dessa restrição, para se tornar membro do Carioca Volks, os eventos são abertos a automóveis antigos de qualquer marca ou modelo. Basta chegar com a sua caranga no local combinado para incluí-la na exibição. A experiência prossegue com o chamado Mercado de Pulgas, em que os proprietários podem encontrar peças antigas e aproveitar para adquirir aquela bobina de ignição tão procurada ou a manivela que faltava para customizar seu quatro rodas de estimação.

A confraternização se completa com a mostra e a troca entre colecionadores de miniaturas de veículos, que fazem bastante sucesso entre as crianças que comparecem com os pais aos eventos. Quando a fome bate, food trucks fornecem variadas opções de alimentação aos visitantes.

Encontro Mensal Carioca Volks
Todo primeiro domingo do mês, das 8h às 12h
Local previamente anunciado na página
www.facebook.com/cariocavolks