Banca na Praça Nossa Senhora da Paz garimpa revistas publicadas entre 1910 e 1990

As manchetes que estampam as publicações de uma banca de rua em frente à Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, podem confundir um passante desavisado. Estilos de moda e filmes de outras décadas, atores e atrizes já falecidos estão presentes nas capas das revistas do acervo de A Cena Muda. Lá, é proibida a entrada de qualquer exemplar que tenha menos de 20 anos de lançamento. Os volumes oferecidos vão de 1910 a 1990.

Quase todos os títulos da banca, inaugurada em 2003, não circulam mais atualmente, mas primam pelo estado de conservação. A iniciativa de Adda Di Guimarães, dona do negócio, garantiu que gerações mais velhas resgatassem seu passado e que aos jovens fossem apresentados ícones da imprensa, como O Cruzeiro, Placar e Senhor. O destaque fica por conta dos periódicos de moda, cinema e teatro. É possível encontrar Vogue e Elle dos anos 40 e 50, os primeiros exemplares da revista Claudia e até edições de The New Yorker, Playboy, Grande Hotel e Fon-Fon.

No intuito de adquirir os itens que vão compor as prateleiras, a idealizadora do projeto faz viagens pelo Brasil, América Latina e Europa. A empreitada deu tão certo que A Cena Muda virou até editora para publicação dos famosos “catecismos” de Carlos Zéfiro. As histórias eróticas em quadrinhos, que contribuíram para iniciar a vida sexual de muitos meninos nas décadas de 50 e 60, foram reeditadas em seu formato original, de bolso e com 32 páginas. Os novos volumes, vale frisar, seguem disputadíssimos! Ah, e se você for em busca de alguma raridade e não encontrar por lá, a dica é deixar seu contato com a Adda, para que lhe retorne assim que o objeto de desejo apareça.

A Cena Muda
Segunda à sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 17h
Praça Nossa Senhora da Paz, quase esquina da Rua Maria Quitéria – Ipanema
Tel.: (21) 2287-8072