Seis mirantes em meio a bioma da Mata Atlântica se destacam em reserva no Leblon

Criado a partir do conceito de não interferência na paisagem, o Parque Municipal Sérgio Bernardes reina em sua elegância discreta no final do Leblon. Unidade de conservação da natureza, ocupando uma área de 390 mil metros quadrados, o local conta com seis mirantes que oferecem visões privilegiadas de pontos como o Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jóquei Club, Ilhas Cagarras e o manto verde do Maciço da Tijuca.

Aberto em 1992, homenageando o saudoso arquiteto carioca Sérgio Bernardes, o parque tem bioma natural da Mata Atlântica, com espécies como pau-brasil, cambará, pau-jacaré, guapuruvu, palmito-juçara, aroeira, cajá-mirim e ipês. Lá, podem ser avistados tucanos-de-bico-preto, caxinguelês, saíras-sete-cores, almas-de-gato, gambás, jiboias e jacupembas, entre outros componentes da fauna nativa.

Para aproveitar o passeio ao máximo, a dica é seguir a trilha Janela do Céu, que leva a um belo mirante, com aproximadamente 1,1 km de extensão. Trata-se de uma caminhada leve, recomendada para todas as idades, com sinalização informativa e de identificação de espécies do bioma local. Há, também, um anfiteatro e uma arena, destinados a atividades culturais.

Em 2011, o parque tornou-se autossuficiente, ao receber um sistema de energia solar, com painéis que abastecem a sede e os equipamentos, e a instalação de um banco de baterias especiais capaz de manter a energia por três dias. Ainda na pegada ecológica, ele dispõe de uma Sala do Meio Ambiente, onde são desenvolvidas ações de educação ambiental.

O local foi escolhido pela companhia Air France para a construção do memorial em homenagem às vítimas da queda do avião que fazia o voo AF-447, em 2009. Inaugurado dois anos depois, o monumento foi criado pelo arquiteto Ricardo Villar em material translúcido, onde estão gravadas 228 andorinhas – número de mortos no acidente. Uma escultura projetada por Oscar Niemeyer, parquinho infantil, lago, campo de futebol e uma luneta de observação terrestre completam as atrações desse recanto a ser mais explorado por cariocas e visitantes da cidade.

Parque Municipal Sérgio Bernardes
Terça a domingo, das 8h às 17h
Acesso pela Rua Aperana – Leblon