Sombra e água que passarinho não bebe no Largo das Neves

Reduto de artistas e intelectuais, o bairro de Santa Teresa, com suas bucólicas ruas estreitas e construções centenárias, é rumo certo para aqueles que buscam um lazer relaxante. Nessa vibe, o tradicional bar Goya Beira, no Largo das Neves, cai como uma luva. Inaugurado na década de 70, o lugar criou fama pelas infusões na cachaça.

Para provar a de laranjinha na marvada, preparada pela proprietária, Rose Guerra, ou a purinha com abacaxi, gengibre e agrião, o trajeto pode conferir um ingrediente ainda mais especial ao passeio. Embarque no famoso bondinho, que tem ponto de partida na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca, no Centro da cidade. Ali a viagem começa, passando pela Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e pelos Arcos da Lapa. Deixe-se levar pela estrada de trilhos, tendo como pano de fundo os casarões antigos e a arte urbana nos muros, até o alto da colina de Santa, emoldurada por uma esplendorosa vista da Baía de Guanabara.

Explore o caminho de paralelepípedo até o Largo das Neves, na esquina de uma pracinha onde fica o Goya Beira, que se aninha à sombra de uma frondosa… goiabeira! O interior do bar é uma atração à parte, com uma decoração que remete aos bares do Rio Antigo. Portas de madeira, mesas de mármore, piso de cerâmica vermelha e prateleiras são elementos remanescentes da mercearia que funcionou no local.

Além das cachaças, as cervejas geladíssimas acompanham bem a porção de aipim frito com queijo e orégano, o antepasto de berinjela com ervas finas e torradas e as pizzas assadas na pedra sabão. Já nos dias frios, caldo verde e feijão amigo ajudam a aquecer o visitante. Na saída, a digestão pode ser feita com uma caminhada pelos arredores do Largo, contemplando-se o belo casario do final do século XIX e a Igreja de Nossa Senhora das Neves, de 1860.

Goya Beira
Domingo a quinta, das 17h30 a 0h;
sexta, das 17h30 às 2h; sábado, das 19h30 às 2h
Largo das Neves, 12 – Santa Teresa
Tel.: (21) 2232-5751