Cabala une textos bíblicos e astrologia na percepção do mundo

Muito antes da fama que ganhou após a cantora Madonna tornar-se uma adepta, o sistema filosófico judaico de origem medieval já se propagava no Brasil há pelo menos 30 anos. É esse o tempo de existência da Academia de Cabala, a mais antiga escola que estuda o método esotérico na América Latina. O termo, de origem hebraica, significa recepção. Não se trata de uma ordem religiosa, mas de um modo de sentir e perceber o mundo. Todos são bem-vindos, sem precisar deixar de lado suas crenças e convicções.

A cabala, ao longo do tempo, dividiu-se em múltiplas escolas. Na Academia de Laranjeiras, é adotada a Cabala Ancestral, a Kabalta Kianá, base da criação de muitos povos. O conhecimento que inspira a humanidade, há mais de 5 mil anos, na maneira de se relacionar com a existência, institui a existência de uma força no universo chamada Luz Infinita. Para os cabalistas, o único caminho possível para a felicidade está no reconhecimento de que a vida é feita de obstáculos – e ultrapassá-los amplia a capacidade de receber e compartilhar a luz no mundo.

Os cursos da Academia de Cabala podem ser presenciais ou virtuais. Os principais temas abordados no módulo de iniciantes são a origem da criação, a árvore da vida e o alfabeto sagrado. Há uma forte ligação com os textos bíblicos e, também, com a astrologia. Acredita-se que as configurações do universo afetam o viver e que os astros constituem sinais para compreender o tempo e seu movimento.

Os interessados em conhecer um pouco mais desse saber, antes de mergulhar fundo nos cursos, podem assistir a palestras destinadas a oferecer uma noção melhor sobre o conceito e o propósito da cabala. Só não vale ficar perdido no glossário próprio da tradição, que traz termos como achim (irmão), adah (terra), adayu (água) e ashuat (sétimo dia, sábado), todos originados do aramaico. O site da instituição disponibiliza uma colinha para não fazer feio.

Academia de Cabala
Segunda a sexta, das 14h às 19h30;
sábado, das 11h às 17h
Rua Teixeira Mendes, 51 – Laranjeiras
Tel.: (21) 97909-7223