Museu exibe até o coração de Santos Dumont conservado em redoma

Com mais de 100 aeronaves de diferentes épocas, o Museu Aeroespacial, ou Musal, figura entre os mais impactantes do Rio, destacando-se uma réplica idêntica ao 14 Bis construído por Santos Dumont. O nível do acervo é tal que até o coração do pai da aviação, conservado em uma redoma de metal, está em exposição, em meio a maquetes, fartos documentos históricos e fotografias, trajes de voo, réplicas de personagens importantes em tamanho real, arquivo bibliográfico com cerca de cinco mil obras e exibição de filmes. Do romântico planador, passando pelo antigo monomotor – o teco-teco – usado como táxi no interior do Brasil –, ao célebre DC-3, destinado ao transporte e tropas e paraquedistas, o visitante pode voar além da imaginação.

Inaugurado em 1976 numa edificação de dois andares no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, o museu reúne 12 salas temáticas retratando a evolução do setor no País – como a de armas, com mísseis, bombas e metralhadoras; a de simuladores; e a da exposição “A mulher na Força Aérea Brasileira (FAB)” – e um hangar de restauração. O museu reúne as principais aeronaves já operadas não só pela FAB, como pelas aviações naval e a do Exército que a antecederam.

Por intermédio de ações de intercâmbio, o Musal, ao receber doações de aeronaves de grande importância, integra o roteiro museológico militar internacional. Em 2012, cinco se destacaram: um Boeing 737-200 FAB VC 96, que transportou oito presidentes da República; um AT 26 Xavante 4462, o primeiro da FAB, fabricado em 1971; um AT-26A Impala; um U7 Seneca; um rebocador G-19 Ipanema; e uma cabine do simulador de voo do F-5E Tiger II.

O museu promove exposições regulares de Aviation Art e abriga a sede da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA), cujas mostras e competições constituem uma atração adicional ao visitante. Os shows aéreos têm a participação de unidades da Força Aérea, Exército, Marinha e particulares. O ponto alto são as acrobacias realizadas pela Esquadrilha da Fumaça. Uma lanchonete e uma aeroloja de souvenirs completam as instalações.

Museu Aeroespacial
De terça a sexta, das 9h às 15h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30min às 16h
Avenida Marechal Fontenelle, 2.000
Campo dos Afonsos
Tel: (21) 2108-8954