Uma trilha tranquila até a segunda estação do bondinho do Pão de Açúcar

Chegar a pé ao primeiro estágio do bondinho que leva ao topo do Pão de Açúcar, convenhamos, requer disposição de Hércules. Mas é possível subir com crianças chegadas a uma aventura até a segunda estação, por uma Trilha no
Morro da Urca bastante tranquila – tem gente que já foi com bebê a tiracolo. Do ponto de partida, na pista Cláudio Coutinho, colado à Praia Vermelha, ao mirante são 900 m.

O trajeto é bem sinalizado e não há nenhum risco de se perder na mata. Pode ser feito em aproximadamente 45 minutos, em ritmo de passeio, contando-se as paradinhas para descanso, pois, no início, há muitos degraus de toras de madeira – por onde brincam adoráveis miquinhos. Mas as árvores ao longo de toda a extensão do percurso criam um microclima agradável. Para falar a verdade, de tirar o fôlego mesmo só a vista que se descortina lá de cima, abrangendo vários cartões-postais do Rio. Alguns curtem ficar no platô para assistir ao estonteante por do sol e ao espetáculo encenado pelo acender das luzes da cidade ao anoitecer.

Para recarregar as baterias dos miúdos e seus acompanhantes, a segunda estação conta com bebedouros, lanchonete, restaurante e toaletes. Há também o Museu do Bondinho, para incrementar o passeio gratuito. Depois de contorná-lo,
siga por uma ponte suspensa até o ponto em que chegou na ida, agora para descer a trilha. Ao fim do percurso de volta, a meninada pode completar a aventura com um refrescante mergulho nas águas calmas da Praia Vermelha.

Trilha no Morro da Urca
Acesso pela Pista Cláudio Coutinho – Urca