Visitas a embarcações em cais da Praça XV enchem os olhos da garotada

Existe uma instituição militar em que é possível brincar de marujo por um dia. No Espaço Cultural da Marinha,
na Praça XV, o conceito de museu foge ao tradicional: a maior atração está nas próprias embarcações! Submarino, contratorpedeiro e a réplica da Nau dos Descobrimentos ancorados no cais são abertos à visitação pública. No balanço das águas da Baía de Guanabara, as crianças se encantam com a experiência de conhecer por dentro as maravilhosas máquinas flutuantes.

O astro principal é o submarino-museu Riachuelo, onde se pode circular de uma ponta a outra, percorrendo espaços como o alojamento de cabos e marinheiros, a casa de máquinas e o compartimento de manobra. Este último, que faz o maior sucesso entre a meninada, abriga os sensores e equipamentos necessários às operações de controle. Os destaques vão para um mapa real de batalha naval e o periscópio de ataque, destinado a efetuar observações através de um tubo de diâmetro mínimo que alcança a superfície.

O passeio continua pelo navio-museu Bauru, o primeiro do Brasil, inaugurado em 1982. Toda a estrutura pode ser visitada, incluindo conveses, lavanderia, alojamento, enfermaria, barbearia, lavatório, biblioteca, cozinha, estação de rádio e câmara do comandante. No convés superior, encontram-se os mecanismos de defesa do contratorpedeiro, concebido para escoltar navios maiores e defendê-los contra agressores. Já a réplica da Nau dos Descobrimentos, construída para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em 2000, mostra como era a rotina dentro das caravelas.

No pátio do Espaço Cultural, há ainda dois exemplares que enchem os olhos da criançada: o carro de combate Cascavel e o helicóptero Sea King. O primeiro foi empregado em vários conflitos, incluindo a Guerra do Golfo, para reconhecimento de terrenos; enquanto a missão da aeronave é detectar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície. Para isso, conta com radar e sonar de profundidade variável e armamentos como míssil, torpedos e bombas.

Espaço Cultural da Marinha
Terça a domingo, das 11h às 17h
Boulevard Olímpico, Praça XV – Centro
Tel.: (21) 2532-5992