Carrossel, roda-gigante e trem fantasma ainda fazem o maior sucesso

Inaugurado em 1910, o Parque Shangai, na Penha, é o mais antigo do gênero no Brasil ainda em operação. Ele começou de forma itinerante, percorrendo as estradas do País em busca de novos públicos, mas mantendo pontos fixos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Aqui, presenteava os espectadores com uma das mais belas vistas da cidade — a Baía de Guanabara —, por se instalar onde duas décadas depois seria construído o Aeroporto Santos Dumont.

Nos anos 40, o parque de diversão migrou para a Quinta da Boa Vista, lá permanecendo até que o governo Carlos Lacerda decretasse uma nova mudança. Desde 1966, funciona no Largo da Penha, atraindo, com suas mais de 20 opções de brinquedo, visitantes tanto da região quanto de outros locais do Rio. Palco de romances que resultaram até em casamento, os clássicos carrinhos de bate-bate, o trem fantasma, a roda-gigante e o carrossel continuam a conquistar os frequentadores.

Em tempos de smartphones, tablets e Netflix, a criatividade é uma grande aliada para manter vivo esse tipo de entretenimento, cada vez mais raro nas cidades brasileiras. Hoje, o Shanghai oferece oito espaços para festas de aniversário e, também, um novo brinquedo — o Crazy Jet, uma roda giratória com várias motos em cima. Além disso, quem compra os ingressos pelo sistema de passaporte pode se divertir nos brinquedos quantas vezes quiser. E, assim, os adultos que viveram os anos áureos do parque vão repassando essa tradição, que marcou época na Zona Norte da cidade, às novas gerações.

Parque Shangai
Quinta e sexta, das 18h às 22h
Sábado e domingo, das 14h às 22h
Largo da Penha, 19 – Penha
Tel: (21) 2270-3566