Roda de samba é ponto alto de celebração da negritude em Bento Ribeiro

O Projeto Criolice reúne roda de samba, arte e culinária em um clima de confraternização e reverência à ancestralidade africana. O evento atrai mais de mil pessoas todo segundo sábado de cada mês, no Clube 4 Linhas, em Bento Ribeiro.

A iniciativa de juntar boa música com uma feira de quitutes, roupas, turbantes, bijuterias e artesanato partiu de Rose Maciel, ativista do movimento negro. “Para algumas pessoas, fazer criolice é fazer uma coisa feia, coisa de crioulo. Pretendemos derrubar esse mito, mostrando que fazer criolice é fazer coisa boa. É autoafirmação, ter orgulho de ser negro”, diz.

Rose, ao lado do marido, Vander Araújo, do irmão, Dayvison Maciel, e do jornalista Enildo do Rosário, o Viola, abre espaço para empreendedores do segmento afro divulgarem seus trabalhos no encontro. Dos cerca de 40 expositores fixos, 80% são mulheres, que vendem suas peças para sustentar as famílias.

A roda de samba, composta por músicos conceituados, é o ponto alto da programação. No repertório, Candeia, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, além de compositores da atualidade, como Jorge Aragão, Wilson das Neves, Wilson Moreira, Nei Lopes, Xande de Pilares e Juninho Thybau. O Criolice termina sempre com a música “Dia de Graça”, de Candeia, tocada em forma de oração, como se fosse um hino do grupo. A letra diz: “Negro acorda é hora de acordar/ Não negue a raça/ Torne toda manhã dia de graça/ Negro não se humilhe nem humilhe a ninguém/Todas as raças já foram escravas também”.

O Clube 4 Linhas é o quarto espaço já ocupado pelo Criolice, que nasceu em 2009, na Rua K, no Ponto Chique, em Padre Miguel. A rua residencial ficou pequena para as duas mil pessoas que frequentavam o local, e o projeto saiu dali para se juntar ao Terreiro de Crioulo, num quintal que lembrava um centro de candomblé, na Rua do Imperador. Ficou por lá três anos e, em
2014, mudou-se para o Parque de Madureira, até fincar pé no endereço atual, em Bento Ribeiro.

Projeto Criolice
Segundo sábado de cada mês, das 14 às 21h
Clube 4 Linhas
Rua João Vicente, 1.231 – Bento Ribeiro
Tel: (21) 96426-9329