Crab reúne artesanato, design, moda e cultura na Praça Tiradentes

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) é fruto do recente processo de revitalização da área da Praça Tiradentes, berço de diversas atividades culturais do Rio. Inaugurado em março de 2016, o espaço aberto à economia criativa, onde se encontram design, arte, moda e cultura, veio agitar ainda mais a região do antigo Largo do Rocio. Quem passa pelas três edificações históricas restauradas, logo se encanta pela exuberante fachada em desenho neoclássico construída no final do século XVIII.

O belo conjunto arquitetônico foi sede da Secretaria de Estado e dos Negócios do Interior durante o Segundo Império; do Clube Fluminense (onde intelectuais se reuniam para jogar xadrez e encenar peças); e do Ministério da Justiça no início do século passado. Depois de um longo tempo de abandono, o antigo sobrado ganhou vida nova e agora representa uma grande vitrine da produção e da comercialização do artesanato nacional. Ali se forma um mosaico de estilos e tradições culturais e artísticas de todos os estados brasileiros.

Sua midiateca proporciona o compartilhamento de saberes por meio de palestras e workshops. Uma visita ao Centro inclui ainda os espaços Multiuso, Experimental e Gastronômico, além da galeria de exposições. Ao seu redor, os teatros Carlos Gomes e João Caetano unem-se a restaurantes tradicionais, casas de samba, gafieiras e à vizinha Lapa. O conjunto dá um toque a mais na vocação artística e boêmia da Praça Tiradentes.

Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Praça Tiradentes, 71 – Centro
Terça a sábado, das 10h às 17h
Tel.: (21) 3380-1850