Loja no Mosteiro de São Bento reúne livros, artigos religiosos e doces artesanais

No alto do Mosteiro de São Bento, a atração principal e mais conhecida é a suntuosa igreja em estilo colonial, que data do século XVII. Mas, a alguns passos dali, em um belo gramado, se destaca uma estátua de bronze do monge fundador da Ordem dos Beneditinos (de autoria do escultor brasileiro Bruno Giorgi), que convida os visitantes à Livraria Lumen Christi.

A loja reúne o material publicado pela editora homônima – fundada na primeira metade do século XX pelos padres do Mosteiro e a mais antiga no ramo católico do Brasil –, exemplares do mercado de livros religiosos, além de CDs de canto gregoriano, cartões postais, medalhas de todos os tipos, terços e imagens, além de chocolates e geleias artesanais produzidos por irmãs trapistas e monjas beneditinas de mosteiros no Sul do país. A figura de São Bento, com sua longa barba branca e o cajado sempre na mão, se espalha por todos os cantos, em imagens, capas de livros, medalhinhas, imãs e chaveiros.

A expressão Lumen Christi significa Luz de Cristo e, segundo Dom Hildebrando Martins, diretor da editora e da livraria desde a sua criação até 1998, “nossas modestas publicações assumiram esse título, uma vez que a Palavra de Deus é luz que ilumina as mentes e aquece os corações”. Os primeiros livros foram lançados em 1935, ainda sem o nome da editora, apenas com a chancela do Mosteiro. A publicação inaugural já sob a égide da Lumen Christi veio três anos depois – “Vida Litúrgica”, tradução da obra de Dom Lambert Beauduin, personalidade exponencial do Movimento Litúrgico na Bélgica.

Além de conhecer melhor a doutrina religiosa por meio do acervo de livros no local, o visitante poderá ter a sorte de encontrar na loja um dos padres que dão aulas no vizinho Colégio São Bento e levar de lembrança uma medalha consagrada com água benta pelo clérigo. Os chocolates e geleias em exposição, provenientes das Irmãs Trapistas de Boa Vista (Santa Catarina) e do Mosteiro do Encontro (Paraná) também são boas opções de souvenir.

Livraria Lumen Christi
Segunda a sexta, das 7h30 às 18h;
sábado e domingo, das 8h às 14h
Rua Dom Gerardo, 68 – Centro
Tel.: (21) 2206-8283