Sobrado na Região Portuária mantém tradição de boteco há quase seis décadas

O Gracioso é um botequim com alma carioca, petiscos deliciosos, pratos fartos, além das opções de cervejas nacionais e importadas e 60 rótulos de cachaça, que agradam a gregos e troianos. Aconselha-se pegar uma mesa no segundo andar para fugir do calor, já que a cozinha fica no primeiro piso e o local não tem ar condicionado.

O simpático sobrado com parede de pedras aparentes oferece um suculento pernil assado – em porção ou como recheio de sanduíche –, bolinho de aipim com bacalhau e o disputado Petisco Brasileirinho: bolinho de feijão carioquinha com farinha de mandioca, recheado com carne-seca, queijo coalho, bacon e couve, empanado com farinha de torresmo.

A coxinha com massa de batata baroa e banana e recheio cremoso chega bem sequinha. Mas tendo opções como croquete de camarão e bolinho de carne seca com queijo coalho no páreo, difícil é escolher qual deles provar primeiro. Bizu: para garantir que estejam fresquinhos, peça para que fritem os quitutes na hora, pois alguns salgados ficam na estufa do balcão.

Caso a fome exija mais sustância, há os pratos do dia: terça, um suculento cozido; quarta, dobradinha; quinta, feijoada; e um glorioso polvo com arroz e brócolis fecha a semana na sexta. A infalível carne seca com tutu à mineira bate ponto diariamente no cardápio.

Em funcionamento há quase seis décadas, o Gracioso sofreu um incêndio em 2011 que quase o sentenciou ao desaparecimento. Reaberto dois anos mais tarde após uma ampla reforma, o imóvel foi tombado como Patrimônio Cultural Carioca, com a missão de manter a tradição de botecos do Rio. Por localizar-se ao lado do monumento da Pedra do Sal – e suas contagiantes rodas de samba – e muito perto dos principais pontos turísticos da Região Portuária, dá para fazer um belo programa casado, unindo boa comida, diversão e história.

Gracioso
Segunda a sexta, das 12h às 22h;
sábado, das 12h às 17h
Rua Sacadura Cabral 97 – Saúde
Tel.: (21) 2263-5028